Login
Gallery Centro de Filosofia e Ciências Humanas Falecimentos Homenagem a Marcelo Balvoa
busca avançada
Ver Panorama Ver Slideshow View Slideshow (Fullscreen)

Falecimentos

1. Teresa... 2. Jöel Pellerin 3. Mario... 4. Nota de... 5. Homenagem a... 6. Homenagem a...

Random Image

Captura-de-Tela-2024-12-12-às-09.48.29 (1)

Captura-de-Tela-2024-12-12-às-09.48.29 (1)

Data: 12-12-2024 Visitas: 40

Homenagem a Marcelo Balvoa

É com tristeza que comunicamos o falecimento do antropólogo Marcelo Balvoa, ex-aluno do curso de graduação em Antropologia da UFSC, integrante do Núcleo de Antropologia do Contemporâneo do PPGAS/UFSC (Transes) e do INCT Brasil Plural, jornalista e atualmente doutorando da Universidad de Buenos Aires e pesquisador de campo em projetos de pesquisa arqueológica.
Marcelo fez seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre o alpinismo no monte Aconcágua, na Argentina, intitulado “Aspectos do alpinismo contemporâneo no Monte Aconcágua: in-versões e transgressões”. Seu foco foi nos modos de percepção e de relação com a montanha dos diferentes sujeitos que escalam a escalam, a partir das atitudes corporais, da relação com os objetos, com o ambiente e com os outros. Uma pesquisa que articula questões de relação com o ambiente, percepção e corporalidade, além de trazer uma interessante análise sobre as inversões de perspectiva sobre subir e descer a montanha entre escaladores profissionais e amadores. Para isso, encarou o desafio de realizar uma pesquisa de campo difícil, tanto pelos riscos ligados à escalada na montanha quanto pelo alto custo do deslocamento e dos equipamentos necessários para permanecer no local. Mas, perseverante como era, Marcelo conseguiu diversos apoios, incluindo placas solares emprestadas pelo CTC da UFSC, para alimentar o computador e outros equipamentos fundamentais para a pesquisa. Sua monografia foi aprovada com nota máxima, e dali ele partiu para novos projetos. Para quem quiser acessar e conhecer mais sobre sua pesquisa, deixamos aqui o link para o TCC: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186383
Marcelo sempre foi um entusiasta da antropologia e em especial da bioarqueologia e da antropologia biológica e nos últimos tempos vinha se dedicando a isso, em sua pesquisa de doutorado na Universidad de Buenos Aires e em sua participação em projetos de pesquisa arqueológica.
Além disso, Marcelo era professor de judô, guarda-vidas civil em Florianópolis, e como tal foi a primeira pessoa a fazer a volta à ilha a nado, em 2011, nadando 190 quilômetros no mar, sem revezamento. Um feito histórico.
Deixamos aqui a homenagem do Transes, do curso de Antropologia e do CFH ao nosso querido aluno, amigo, colega Marcelo.

Data: 04-11-2020
Tamanho:
Tamanho total: 960x539
primeiro anterior
Homenagem a Marcelo Balvoa

propriedades da foto

sumário  detalhes
Espaço de Cor sRGB
primeiro anterior
Powered by Gallery v2.3